Testes de suscetibilidade: descubra o quão fácil é hipnotizar alguém

O teste de suscetibilidade mede a facilidade com que uma pessoa pode ser hipnotizada. Portanto, uma pessoa com pontuação alta entra em transe com muito menos resistência do que uma com pontuação baixa.

Suscetibilidade 

Chama-se de suscetibilidade a capacidade que alguém possui de entrar em transe hipnótico. Quanto mais suscetível for a pessoa, mais facilmente ela será conduzida ao transe. 

Todas as pessoas são suscetíveis à Hipnose. Porém quanto mais permissiva a pessoa é, mais profundamente será possível conduzi-la, naquele momento. Além disso, a suscetibilidade possui a tendência de diminuir se o sujeito não treina hipnose ao longo da vida.

A ciência associa a suscetibilidade ao desenvolvimento do córtex pré-frontal. Assim, enquanto crianças são suscetíveis ao transe, jovens adultos possuem essa capacidade reduzida. Contudo, quanto mais idoso, mais fácil se torna de novo.

O álcool é outro aspecto que permite uma maior suscetibilidade. É como o sujeito que é tímido, mas depois dos primeiros drinks se torna mais desinibido. Porém, aquele que está muito embriagado dificilmente terá a concentração necessária para ser hipnotizado. 

Quanto mais álcool ou drogas, seja ela qual for, estiverem na circulação do corpo, mais difícil será o processo de hipnose. Afinal, hipnotizar requer comunicação entre as partes, concentração e atenção.

Uma pessoa que não entra em transe em espetáculos ou shows, ou em testes simples de suscetibilidade, não necessariamente não conseguirá em transe em uma clínica. Isso porque, espera-se que na terapia existam vários fatores que favorecem o transe, tais como:

Não se pode dizer que um sujeito que não passa em um teste não irá ser hipnotizado por não ser suscetível. A verdade é que, naquele momento, a pessoa não possuía a concentração adequada, ou estava com medo, ou preocupação com qualquer outra coisa.

Testes de Suscetibilidade

Os testes de suscetibilidade são uma das formas de saber o quão fácil alguém entra em transe. Contudo, testes como esse não significam que a hipnose não dá certo em certas pessoas. Na verdade, todo mundo é hipnotizável, só que em maior ou menor escala de facilidade.

suscetibilidade - teste do limão - limões

Teste do limão

Para fazer o Teste do Limão é preciso, primeiro, fechar os olhos. Depois, é necessário pedir para a pessoa se imaginar em um dia muito quente. Sugestiona-se, logo depois, que o calor aumenta, e a boca fica muito seca, por conta do ar ressecado.

Após a pessoa entrar neste estado com sucesso, é necessário continuar a repetir sugestões de calor e sede. Até que, então, se sugestiona à pessoa que ela imagine uma rodela de limão sendo colocada em sua boca.

Todos aqueles que se permitiram imaginar todo o processo perceberão que sua salivação aumentou. Além disso, aqueles que lamberam os lábios possuem uma maior suscetibilidade.

Teste de Spiegel

Herbert Spiegel (1914-2009) foi um psiquiatra americano, popularizado pela sua atuação em Hipnose Clínica tratando pacientes com dores, ansiedade e vícios. Seu teste de suscetibilidade, chamado Teste de Spiegel, consiste em:

  • Manter a cabeça olhando para frente;
  • Enquanto mantém a cabeça nessa posição, olhar para cima em direção às sobrancelhas e depois em direção ao topo da cabeça;
  • Depois de chegar no ponto mais alto possível, fechar as pálpebras lentamente;
  • No final, abrir os olhos e deixá-los voltar ao foco.

Para Spiegel, se alguém consegue fechar os olhos olhando para cima, ou seja, com o branco dos olhos bem à mostra, há 75% de chance de o sujeito ter uma boa suscetibilidade.

Nossa Hipnose é recomendada por médicos e psicólogos

A Academia da Hipnose possui nota 5 estrelas no Google, e não cobra mensalidades para atender seus pacientes.

Se você deseja se livrar de algum transtorno, como depressão, ansiedade ou TOC, saiba mais sobre a nossa hipnoterapia.

Caso deseje aprender hipnose de uma vez por todas, nosso curso completo de hipnose é a melhor opção.