Cientistas exploram se é possível influenciar pessoas com o poder da mente

Cientistas tentam descobrir se o poder da mente humana é capaz de afetar outras pessoas, seja de forma intencional ou remota. Os estudos dão atenção aos campos de energia e seus efeitos. Contudo, surge a pergunta: até que ponto isso não se dá pela hipnose?

Poder da mente

Resumo da pesquisa

O Dr. Imants Barušs, professor de psicologia na King’s University College, liderou a escrita de um artigo intitulado “Alterations of Consciousness at a Self-Development Seminar“, que foi publicado em 2014 na revista Journal of Consciousness Exploration Research.

Neste artigo, Barušs descreve alguns experimentos que examinam o poder da consciência humana. Em dois deles, ele direcionou seus pensamentos para pessoas distantes para ver se elas poderiam sentir alguma coisa. 

Ele se concentrou no efeito que esses pensamentos tinham nos níveis de energia dessas pessoas, se elas se sentiam mais energizadas ou mais cansadas do que o normal, medindo então variações na saúde física e mental, com uso de aparelhos médicos.

Resultados

Os resultados foram positivos, com Barušs encontrando evidências de que o poder da mente, em sua influência remota, teve um efeito significativo nos participantes. 

No entanto, ele também alertou que os resultados podem mudar ao longo do estudo. Ou seja, são apenas um ponto de partida. Afinal, o número de amostras ainda é pequeno.

Além disso, Barušs também discutiu a prática conhecida como Matrix Energetics, em que uma pessoa afeta outra de forma intencional. Ele resumiu alguns dos efeitos observados, como: 

  • sensação de cair;
  • alteração da realidade;
  • cura espontânea de doenças.

Embora ainda haja muito a ser descoberto sobre o poder da consciência humana e como ela pode ser usada, a pesquisa de Barušs é interessante. Pode, ainda, ser a porta de entrada para outras pesquisas que um dia fornecerão respostas para esses mistérios.

Poderia ser como a hipnose?

Dentre uma das dúvidas que surgem ao ler a pesquisa do Dr. Barušs, a que mais fica óbvia é a da sua semelhança com um outro campo de estudo, a hipnose. Afinal, quando uma pessoa influencia a mente de outra, surge a questão: será que isso é hipnose?

Segundo o próprio Dr., o efeito dos experimentos no seminário de Matrix Energetics é sim comparável ao da hipnose. Ele disse, ainda, que o que aconteceu é bem semelhante ao que se pode ver de pessoas que se curam em cultos evangélicos, por exemplo.

Contudo, para Barušs, a definição de hipnose geralmente usada pelos pesquisadores é vaga, pois não há consenso entre os cientistas de como a definir.

No caso da Matrix Energetics ou da influência remota, pessoas altamente sugestionáveis e suscetíveis podem decidir ativamente permanecer influenciadas, o que as conduzem ao estado de transe hipnótico.

Barušs disse, no entanto, que atribuir esses fenômenos à hipnose “não é uma explicação, mas uma re-rotulação”, que devem ser feitas mais investigações para descobrir o que de fato acontece, e qual a relação entre essas duas coisas.

Você está tendo dificuldades com sua saúde mental?

Você cansou de tentar terapias e medicamentos tradicionais sem ver nenhuma melhora? Se a resposta for sim, é hora de fazer diferente. A Academia da Hipnose é recomendada por médicos e psicólogos, possui nota 5.0 estrelas no Google, e não cobra mensalidades. Usamos a hipnoterapia para tratar uma ampla gama de condições, como:

  • autoestima baixa;
  • traumas e fobias;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • TOC.

Mas se sua vontade é a de aprender hipnose, nosso curso completo oferece treinamento teórico e prático. Além disso, temos os melhores diferenciais do mercado para garantir que você trabalhe com confiança.