The Hypnosis (2023): filme aborda o tema da hipnoterapia

Novo filme explora mudanças radicais na personalidade de uma pessoa após sessão de hipnose. Embora seja uma obra de ficção, não é razoável supor que a Hipnose tem o poder de mudar permanentemente o temperamento de uma pessoa.

Enredo do novo filme

Novo filme “The Hypnosis”, do diretor sueco Ernst De Geer, tem como tema central a hipnose. O enredo acompanha a história de um casal empreendedor que recebe a oportunidade de apresentar seu aplicativo em uma competição importante. 

Antes da apresentação, a esposa decide experimentar a hipnose como uma forma de parar de fumar. Quando volta da sessão, seu comportamento muda radicalmente, aparentando mais descontração, alegria e desinibição. O marido, contudo, não gosta da mudança, pois acha que ela é outra pessoa.

A hipnose tem um papel crucial na trama do filme, explorando as mudanças comportamentais e as consequências que surgem dessa experiência. Embora seja uma obra de ficção, não é razoável esperar que a hipnoterapia mude de forma permanente a personalidade de alguém.

Hipnose e personalidade

A hipnose não é um processo mágico que pode transformar a personalidade de alguém de maneira permanente. O temperamento e o comportamento de uma pessoa são influenciados por uma combinação complexa de fatores.

A hipnose pode ser eficaz na libertação de crenças limitantes, que são padrões de pensamento negativos que restringem a pessoa em suas ações e capacidades. Esse processo, então, pode ajudar a pessoa a se sentir mais confiante e capacitada. 

No entanto, a aceitação e a vontade da pessoa em fazer essas transformações em sua vida é que permite a mudança de comportamento, dentro do limite do possível e de suas inclinações naturais. Afinal, a hipnose não pode mudar aspectos fundamentais da personalidade de alguém.

Traços individuais mais intrínsecos, como a escolha de um time de futebol ou de uma ideologia política, tendem a ser estáveis ao longo do tempo. Por isso, não se alteram diretamente por meio da hipnoterapia.

Como achar um bom hipnoterapeuta

Segundo o estudo científico conduzido pelo Dr. Alfred Barrios, PhD em Psicologia Clínica pela Universidade da Califórnia, a hipnoterapia é a maneira mais rápida e eficaz de tratar problemas de origem psicológica.

Contudo, se mexidas por maus terapeutas, muitas feridas podem até mesmo aumentar. Foi o que aconteceu por exemplo com a Psicóloga Natália: ela tornou-se paciente de hipnose, mas saiu pior da hipnose.

Por isso, fique por dentro das 8 premissas para escolher o hipnoterapeuta certo. Assim, é possível se proteger dos riscos de uma hipnose mal feita e aumentar as suas chances de ter sucesso.