João de Deus é condenado a 370 anos de prisão

O proclamado médium João Teixeira de Faria, nacionalmente conhecido como João de Deus, foi condenado, nesta segunda-feira 10/07/2023, por crimes de estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude.

A condenação refere-se aos crimes cometidos contra oito mulheres, entre os anos de 2010 e 2018. Foi ainda condenado ao pagamento de indenização por danos morais às vítimas, em valores que chegam a R$ 100 mil por cada vítima.

Os casos correm no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, sobre crimes ocorridos em Abadiânia, próximo ao Entorno do Distrito Federal.

Seu advogado de defesa, Anderson Van Gualberto de Mendonça, explicou que “a defesa técnica ainda não foi intimada”, e que por isso as sentenças poderão ser modificadas em tribunais superiores.

Embora ainda restem quatro processos a serem julgados contra ele, as penas de João de Deus somam 370 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão até o momento.

Desde a primeiras denúncias, o Ministério Público recebeu queixas de 320 mulheres, que relataram abusos sexuais cometidos pelo ex-médium entre os anos de 1973 e 2018, a grande maioria deles prescritos.

Fraudes são muito comuns

O Jornal da Hipnose tem noticiado periodicamente fraudes que, explorando a boa-fé do ser humano, sugerem melhorias no âmbito da saúde, e até mesmo a cura.

O Thetahealing, por exemplo, propõe aumentar as ondas cerebrais theta, como forma de facilitar o processo de cura. Além de desmascarada pela ciência, a criadora do método foi condenada por fraude por divulgar falsas curas de câncer, doenças cardíacas e pulmonares.

Outro exemplo é a antiga e famosa homeopatia, pseudomedicina criada no final do século XVIII pelo médico Samuel Hahnemann. Diversos estudos científicos comprovam a ineficácia da homeopatia, equiparando seus efeitos a meros placebos.

A consagrada acupuntura, que possui até pós-graduações reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) no Brasil, é outra pseudomedicina e pseudociência. Isto porque suas teorias são baseadas em crenças contrárias ao método científico.

João de Deus é apenas uma ponta de um iceberg incomensurável.

Como se defender

Exija estudos científicos quantitativos e qualitativos sobre o método que propuser alguma forma de tratamento, melhoria ou cura. Aqui você encontra 10 pesquisas científicas que comprovam a eficácia da hipnose na medicina e psicoterapia.

E caso venha a optar pela hipnoterapia, fique por dentro das 8 premissas indispensáveis para escolher um hipnoterapeuta.