Vício em tabaco compromete 8% da renda dos brasileiros

No Dia Mundial Sem Tabaco, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou números inéditos sobre o impacto do vício em tabaco na renda do brasileiro. O resultado aponta que, em média, o fumante gasta 8% de sua renda mensal em cigarros.

Vício em tabaco compromete 8% da renda mensal dos brasileiros

Vício em tabaco: dados recentes

Segundo dados do INCA de 2022, as doenças relacionadas ao tabagismo são responsáveis por 428 mortes diárias no Brasil e aproximadamente 156 mil óbitos anuais. Apesar de ser um valor totalmente alarmante, não impede que cerca de 10% da população continue com o hábito.

Do lado da economia, o custo total para o sistema de saúde atribuível ao tabagismo passou a 23,3 bilhões de Reais por ano no Brasil. 

Contudo, não é apenas contra o orçamento da economia que o tabaco prejudica. Segundo novo estudo do INCA, quem fuma gasta, em média, 8% da renda mensal com cigarros industrializados. Entre os fumantes de 15 a 24 anos, porém, essa média aumenta para 11%.

Vício em tabaco: hipnose vale a pena?

Existem diversas modalidades diferentes de tratamento para quem deseja parar de fumar, e a hipnose clínica é uma delas. De fato, procedimentos de auto-hipnose fortalecem o comprometimento da pessoa no processo de eliminação no vício. Além disso, a Hipnose Clínica oferece tratamento para eliminar quaisquer gatilhos que possam despertar a compulsão pelo tabaco.

Assim, a Hipnose pode ser usada como uma forma de autocontrole, autoconhecimento e de apoio para o processo de retirada de quaisquer comportamentos, como tabagismo, compulsão alimentar, onicofagia (hábito de roer unhas) etc.

Como achar um bom Hipnoterapeuta?

Segundo o estudo científico conduzido pelo Dr. Alfred Barrios, PhD em Psicologia Clínica pela Universidade da Califórnia, a hipnoterapia é de fato a maneira mais rápida e eficaz de tratar problemas de origem psicológica.

Contudo, se mexidas por maus terapeutas, muitas feridas podem até mesmo piorar. Por isso, fique por dentro das 8 premissas para escolher o hipnoterapeuta certo. Assim, é possível se proteger dos riscos de uma hipnose mal feita.