Morte de PC Siqueira acende alerta sobre depressão e solidão

Antes de se enforcar, o influenciador social PC Siqueira gravou vídeos onde narra sua luta contra a depressão e contra a solidão.

“Depressão bateu de novo. Mais uma vez na luta contra a depressão”, afirmou PC Siqueira, influenciador social com mais de 2M de seguidores, em seu último vídeo gravado para o YouTube. O que parecia simplesmente mais um vídeo era na verdade um forte sinal de alerta, acerca de uma doença grave e que pode ser fatal, ainda tratada por muitos sem a devida atenção: a depressão.

PC Siqueira havia acabado de terminar um relacionamento. O peso de sua solidão foi transmitido aos seus seguidores em uma das suas últimas postagens, realizada dia 24/12/2023: “Feliz natal pra você que não tem família, não tem muitos amigos ou não tem grana pra fazer festa. Você não está sozinho”.

Histórico de traumas

O influenciador possuía um vasto histórico de traumas, que ia desde sua infância aos tempos atuais.

Durante sua infância, sofreu bullying na escola devido ao seu estrabismo. Acabou por ser alfabetizado em casa.

Em 2016, ele resolve operar o seu estrabismo. Afirma então a seu irmão que sua autoestima havia melhorado. Desta forma, acaba por revelar um verdadeiro histórico de baixa autoestima.

Em 2020, ele foi acusado publicamente de pedofilia, por supostamente compartilhar fotos de menor de idade. Tratava-se de um ano onde a tecnologia chamada “Deep fake” já estava muito desenvolvida, sendo capaz de criar vídeos falsos que viralizavam na internet.

Com a repercussão das acusações, Siqueira foi demitido do canal Ilha de Barbados por Cauê Moura e Rafinha Bastos. Esta foi uma outra forte apunhalada sofrida pelo influenciador, que já havia sido demitido da MTV em meio à sua crise no ano de 2013.

As acusações eram falsas

PC Siqueira teve apreendidos pela polícia de SP seu computador, HD externo, celular, console de jogos eletrônicos, mais diversos outros dispositivos eletrônicos.

Mas em 24 de fevereiro de 2021, após intensa investigação, a Polícia do Estado de São Paulo declarou não ter encontrado provas de que ele tivesse armazenado, compartilhado, ou pesquisado materiais de conteúdo de pornografia infantil.

Ainda declarou não ter localizado nenhuma prova de que ele teve qualquer contato com menores de idade.

Conclusões

A verdade surgiu tarde demais. Apesar de os laudos criminais terem apontado sua inocência, o estrago já estava feito: a população já havia se voltado contra ele, e ele já havia perdido importantes fontes de renda, tanto que afirmou antes de morrer que não teria “grana para fazer festa”.

Pense duas vezes antes de acreditar em alguma notícia. Vivemos a época das fake news, inclusive intensificadas pelas atuais tecnologias.

Se você conhece alguém que sofre de depressão, esteja ao seu lado, principalmente na época de fim de ano. A mente de uma pessoa depressiva é sua maior inimiga, portanto o depressivo está sempre em companhia do seu pior algoz.

Considere a hipnose no combate à depressão. Por ser uma abordagem conversacional, não possui contra-indicação nem efeitos colaterais, sendo ainda capaz de prover resultados substanciais em uma única sessão.