Toque de Charcot: a hipnose nas igrejas evangélicas

O Toque de Charcot é uma técnica hipnótica bastante conhecida no Brasil, principalmente entre as igrejas evangélicas. Em tais templos religiosos, utiliza-se do toque para induzir os fiéis a caírem em estado de transe. Contudo, fazem isso de forma enganosa, sem deixar claro que se trata de hipnose. 

Toque de Charcot

Jean Charcot e suas teorias

Jean Charcot foi um neurologista francês, que viveu entre 1825 e 1893, conhecido por estudar e diagnosticar doenças neurológicas. Além disso, era um estudioso no campo da histeria e professor de Sigmund Freud. Por isso, talvez, a curiosidade de Freud pelos histéricos.

A ligação entre hipnose e histeria

Hoje em dia, a comunidade médica chama os sintomas de histeria de “psicossomáticos”. Definem-se como manifestações físicas derivadas de uma origem psíquica. Em alguns casos, sintomas sérios como paralisia e cegueira podem surgir da somatização.

Para Jean Charcot, os histéricos eram os únicos hipnotizáveis. Sabe-se hoje em dia, contudo, que todos o são. Ele descobriu, então, que a hipnose era um método capaz de reduzir e tratar os sintomas somáticos. Daí surgiu sua técnica, o Toque de Charcot.

Toque de Charcot e aplicações

O método de Charcot é bastante misterioso. Com ele, é possível gerar um estado de transe de forma instantânea com apenas com um toque, grito ou movimento. Depois disso, o paciente caía ao chão, quase desacordado. Assim, da mesma forma que outros tratamentos hipnóticos, promove a cura do paciente.

Uso indevido do Toque de Charcot nas igrejas

Infelizmente, nos cultos evangélicos do Brasil, usam bastante do Toque de Charcot. Há inúmeros vídeos na internet que comprovam a mesma técnica descrita usada com os fiéis. Dessa forma, pastores prometem cura de doenças e contatos divinos de um forma enganosa.

Para dar certo, é preciso selecionar os mais sensíveis à frente. Depois, enfileiram os fiéis, para que o efeito dominó ocorra e todos caiam. Embora o Toque de Charcot de fato promova a cura de doenças psíquicas, a causa é a hipnose, e não qualquer contato divino. Infelizmente, muitas pessoas usam do misticismo para enganar e explorar os leigos.

Conclusão

O Toque de Charcot é uma técnica capaz de hipnotizar alguém de forma instantânea, de forma quase teatral. Por isso, infelizmente, muitas igrejas evangélicas brasileiras usam do método para enganar. Eles prometem ao fiél a cura de suas doenças. Embora às vezes isso seja possível, é por conta da hipnose que se tratam, e não de outra coisa.

Quer entrar de cabeça no universo da Hipnose? Nosso curso possui avaliação 5 estrelas no Google, e oferece o melhor suporte para você começar sua carreira com confiança! Saiba mais clicando aqui.