A linha que separa depressão de tristeza, em alguns casos, é tênue. Por isso, o ideal é ficar atento aos sintomas, e há quanto tempo eles se apresentam. Além disso, faz parte do diagnóstico perceber possíveis alterações do humor, de gostos e de comportamento.
O que é o DSM-5?
DSM-5 é uma abreviação para Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th Edition. Em português, trata-se do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição, que é um manual publicado pela APA, a American Psychiatric Association, ou Associação Americana de Psiquiatria.
Seu objetivo é definir e tornar possível realizar o diagnóstico de qualquer transtorno mental. Trata-se da maior referência mundial quando o assunto é a psiquiatria, sendo por isso usado em todo o mundo por médicos e terapeutas.
Sintomas de depressão segundo o DSM-5
Segundo o DSM-5, o manual de diagnóstico médico, para que uma pessoa seja diagnosticada com depressão ela deverá apresentar pelo menos 2 dos 9 sintomas da doença:
- Humor deprimido: sentimento de tristeza, vazio ou falta de esperança na maior parte do dia, por vários dias. Em crianças e adolescentes, contudo, pode se apresentar como humor irritável;
- Anedonia: perda de prazer ou de interesse em realizar atividades que um dia se interessou;
- Sono alterado: insônia ou hipersônia (excesso de sono) quase todos os dias;
- Alterações no peso: ganho ou perda de peso acentuada, sem acompanhamento nutricional;
- Culpa excessiva ou sentimento de inutilidade;
- Prejuízos cognitivos: diminuição da capacidade de pensar, memorizar, estudar ou concentrar-se quase todos os dias;
- Agitação ou retardo psicomotor: a pessoa fica mais agitada ou lenta do que o normal;
- Ideias suicidas: pensamentos recorrentes de suicídio e morte. Não se trata do medo de morrer, mas da idealização do suicídio como solução para seus problemas ou de outros;
- Falta de energia: fadiga ou perda de energia diariamente.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser dado de acordo com o número de sintomas que uma pessoa apresenta e por quanto tempo eles persistem. Assim, o estado depressivo pode ser classificado em três grupos:
- Depressão menor: 2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo ou humor deprimido ou anedonia;
- Distimia: 3 ou 4 sintomas, incluindo humor deprimido, durante dois anos, no mínimo;
- Depressão maior: 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedonia.
Qual a melhor solução contra depressão?
Manter um paciente doente é o melhor negócio do ponto de vista financeiro, porque fará com que ele pague diversas mensalidades: para a farmácia, para o fabricante de remédios, para os médicos que irão prescrever a medicação, para terapeutas, etc. E isso durante muitos anos, às vezes por toda uma vida.
Mas e se você pudesse eliminar a depressão sem pagar mensalidades? Sem drogas, sem efeitos colaterais, e sem contraindicações?
A Academia da Hipnose é recomendada por médicos e psicólogos, não cobra mensalidades, e ainda possui nota 5 estrelas no Google. Conheça mais sobre esta incrível hipnoterapia contra depressão.