Estudos demonstram a efetividade da Hipnose no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável, que afeta de 10% a 20% de adultos brasileiros, é caracterizada por dores abdominais crônicas e, muitas vezes, por mudanças nos hábitos intestinais. Felizmente, estudos conduzidos por décadas de pesquisa sugerem a extrema eficácia da hipnose no tratamento da condição.

O caso de Alyssa Bland

O jornal Washington Post cobriu a história de Alyssa Bland, estudante universitária que lutou por anos com problemas gastrointestinais. No seu caso, os sintomas começaram enquanto ainda estava no ensino médio. 

No último ano do colégio, sua dieta consistia em biscoitinhos de arroz. Além disso, tinha medo de se relacionar de forma romântica, e havia perdido 4,5 kg por causa de sua condição. Para piorar, só frequentava a escola por meio período, por conta do desconforto que sentia.

Alyssa passou por anos de testes, até que a diagnosticaram com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma condição que envolve dor abdominal crônica, muitas vezes ligada a alterações nos hábitos intestinais.

Infelizmente, tanto para Alyssa quanto para muitas outras pessoas, os medicamentos, a dieta e outros tratamentos mais tradicionais não foram suficientes para ajudar no controle dos sintomas.

Foi então que, ainda no último ano de seu Ensino Médio, seu médico sugeriu outra opção: a hipnoterapia.

Agora, quatro anos depois, Alyssa diz que pode viver sua vida cotidiana, comer a maioria dos alimentos e que sua condição não a incomoda mais.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença debilitante. Isso porque os pacientes podem sentir dor, inchaço e cólicas, junto de diarréia, constipação, ou uma combinação dos dois.

Como uma consequência, a SII também pode levar ou piorar a ansiedade e a depressão daquele que é afetado por ela.

Estudos sugerem que no Brasil a condição afeta cerca de 10% a 20% da população adulta, e é mais comum em mulheres do que em homens.

Além disso, outro dado demonstra que cerca de 24% das crianças de 0 a 3 anos, e 25% das crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, apresentam algum distúrbio gastrointestinal funcional. Nos Estados Unidos, por sua vez, um estudo encontrou taxas de prevalência de 2,8% a 5,1%.

Assim como os adultos, as crianças que têm SII ficam numa posição mais vulnerável em relação às outras. Isso porque tendem a evitar situações sociais e escolares, como ocorreu com Alyssa.

“Elas ficam para trás, o que causa ansiedade em relação à escola, e essa ansiedade em relação à escola piora os sintomas da SII”, disse Ali Navidi, hipnólogo clínico em Burke, Virgínia.

Embora a causa da SII não seja clara, os cientistas acreditam que seja o resultado de uma comunicação disfuncional entre o cérebro e o intestino.

Assim como outras doenças ligadas ao sistema digestivo, fatores psicológicos tendem a piorar os sintomas. Dessa forma, a hipnose aparece como opção para o tratamento da SII.

Ilustrações grátis de Miudezas

Hipnose e a Síndrome do Intestino Irritável

A experiência do sucesso de Alyssa não aconteceu por acaso. Embora o tratamento da SII geralmente exija mudanças na dieta ou uso de remédios para aliviar os sintomas, décadas de pesquisa relacionam a hipnoterapia com o alívio da condição em crianças e adultos.

Em 1984, foi o médico Peter Whorwell que começou a usar a Hipnose dirigida ao intestino para ajudar os pacientes com a SII.

Em um dos maiores estudos, envolvendo 1.000 pacientes com SII de difícil tratamento, 76% se beneficiaram da hipnose, reduzindo seus sintomas pela metade. Além disso, os participantes foram capazes de eliminar a ansiedade e a depressão que tinham devido a síndrome.

Da mesma forma, uma pesquisa sobre Hipnose dirigida ao intestino em crianças mostrou melhorias semelhantes.

Um estudo de 2007 realizado em crianças com SII ou com síndrome da dor abdominal funcional (SDAF) descobriu que 59% delas foram consideradas curadas, em comparação com 12% das crianças que receberam terapia tradicional.

Quase cinco anos depois, dois terços das crianças que fizeram hipnoterapia ainda estavam em remissão. Ou seja, a doença ainda estava sob controle, sem voltar nem mesmo uma vez.

Conheça nossa Hipnose Clínica

Você está tendo problemas com SSI, ou talvez com sua saúde mental? Está cansado de tentar terapias e medicamentos tradicionais sem ver nenhuma melhora?

Se a resposta for sim, é hora de fazer algo novo. Na Academia da Hipnose utiliza-se a hipnoterapia para tratar uma ampla gama de condições, como:

Mas se sua vontade é a de aprender hipnose, este curso completo oferece treinamento teórico e prático, com os melhores diferenciais do mercado para garantir que você trabalhe com confiança.