Sergei Rachmaninoff usou Hipnose contra depressão e para compor

O famoso pianista e compositor russo Sergei Rachmaninoff completou 150 anos em 2023. Com uso diário de hipnose para conseguir compor seus concertos, Rachmaninoff entrou para a história, apesar de seus pais não virem nele “nada especial”.

Rachmaninoff, famoso pianista que usou Hipnose para se ajudar a compor

A Hipnose de Rachmaninoff

Sergei Rachmaninoff é colocado no topo da música erudita, dividindo lugar com grandes nomes como Beethoven e Schubert. Contudo, ele havia outro lado, era um jovem preguiçoso, e muitas vezes tachado de “neurótico” na idade adulta.

Rachmaninoff era sensível e não se sentia satisfeito com o que fazia. Assim, quando as críticas do público se juntaram com as suas próprias, sua saúde mental priorou. Em momentos de fúria, chegou a destruir a partitura da Sinfonia n.º 1. 

Além disso, quase desistiu de compor, por conta da sua apatia e pela piora de sua depressão. Então Rachmaninoff entrou em contato com o Dr. Dahl, que realizava sessões de Hipnose, na época bastante procuradas. 

O tratamento consistia em repetir as sugestões positivas nas sessões diárias. Dessa forma, era possível substituir pensamentos negativos por ideias úteis ao paciente.

A ideia repetida era: “Vou começar a escrever o meu concerto. Vou trabalhar sem dificuldades. O concerto será uma grande obra”. O tratamento foi um sucesso, e comumente afirma-se que o Concerto n.º 2 foi criado sob hipnose.

A partir de então, a mente de Rachmaninoff fervilhava em ideias musicais. Ainda em 1900, concluiu mais duas composições em poucas semanas. Seu gênio havia sido finalmente despertado.

Quer passar pela Hipnose?

Entregar sua saúde mental a um mau profissional é um enorme perigo. Ainda mais em um país onde a maior parte dos cursos de hipnose dura apenas dois dias.

Por isso, confira nossas 8 premissas para escolher um bom hipnoterapeuta. Essa matéria vale ouro.