Psicólogo acusado de estuprar pacientes volta para a prisão

O psicólogo Jorge Zacarias teve a prisão decretada por crime sexual contra suas pacientes, dentre elas, uma menor de idade. Os abusos teriam ocorrido durante as sessões de Hipnose, uma de suas especialidades.

Psicólogo acusado de estuprar pacientes volta para a prisão

Relembre o caso

Jorge Zacarias, psicólogo há 11 anos e especialista em hipnoterapia, atendia pacientes no centro de Dourados, onde tinha seu consultório. Além disso, atendia pela rede pública de saúde de Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul.

Casado e pai de dois filhos, Zacarias, de 63 anos, é estrangeiro naturalizado brasileiro, pastor evangélico e tem como especialidade a hipnoterapia educativa.

O primeiro caso levado à polícia foi de uma adolescente de 15 anos, moradora de Fátima do Sul. Após a denúncia se tornar pública, outras 12 vítimas procuraram a delegacia e também apontaram os abusos.

Depois de ficar apenas três meses preso, Jorge Zacarias respondeu em liberdade no dia 15 de dezembro do ano passado, concedida pelo juiz Vitor Zampieri, da 1ª Vara de Fátima do Sul. 

As condições para sua liberdade envolviam a proibição de chegar próximo de suas vítimas, de sair da cidade onde mora e de exercer psicologia.

Atualização

O psicólogo voltou a ser preso na última sexta-feira (07/04/2023), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Segundo a polícia, ele estava foragido desde março, quando teve a prisão decretada.

Ele foi encontrado em sua residência, no bairro Jardim Maracanã, na região leste de Dourados e levado para Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

A prisão ocorre por conta da denúncia de outra vítima do psicólogo. Ele responde por vários outros crimes sexuais contra ex-pacientes.

Como se proteger

É preciso deixar claro que a culpa dos abusos nunca é da vítima, ainda mais quando se trata de abusos sexuais. Contudo, a única coisa que resta aos bons é se proteger de pessoas ruins.

Além disso, é preciso ter a noção de que a hipnose é uma mera ferramenta. Ou seja, pode ser usada para o bem ou para o mal, a depender da pessoa que a pratica.

Por isso mesmo, é importante saber como achar profissionais éticos e bem capacitados. Então, fique por dentro das 8 premissas para escolher o hipnoterapeuta certo.

Dessa forma, você será capaz de achar alguém que solucione suas demandas, sem que você precise se arriscar com maus profissionais.