Mente e corpo: estudo liga Hipnose com melhoras fisiológicas

Cientistas perceberam que sugestões hipnóticas são capazes de promover um sono mais restaurador e a liberação hormonal. Estudo publicado na Communications Biology explica como a Hipnose pode ser uma ponte de ligação entre a mente e o corpo.  

Mente e corpo: estudo mostra como a Hipnose promove a qualidade do sono

A pesquisa foi feita na Alemanha, com a participação de 23 homens saudáveis. Dentre eles, foram escolhidos aqueles que seriam mais suscetíveis à Hipnose. Assim, foi proposto que recebessem sugestões, com o uso de áudios gravados, antes de um cochilo de 90 minutos.

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue 90 minutos antes da sessão, a cada 5 minutos durante 90 minutos e 10 e 20 minutos após o término do cochilo. Monitoraram, além disso, o sono e a frequência cardíaca dos participantes.

Eles obtiveram como resultado final que a sugestão hipnótica aumentou o tempo absoluto gasto no sono de ondas lentas em quase a metade em comparação com os controles. Ou seja, a fase do sono reparador, necessária para a restauração física.

Reparou-se, além disso, que os níveis de hormônio do crescimento também aumentaram. Há estudos, por exemplo, que o ligam com a melhora do rendimento cardíaco, da força, da saúde da pele, do humor, da proteção imunológica e até das funções sexuais.

Em resumo, o estudo explora a curiosa relação entre a mente e o corpo. Consegue demonstrar como é possível, com Hipnose, alterar não somente a qualidade do sono, como taxas hormonais. O próximo passo é explorar esse mesmo estudo com mulheres e com pessoas menos suscetíveis.

O que é Hipnoterapia?

A hipnoterapia, em resumo, é um tipo de terapia que usa da Hipnose para tratar certos tipos de problemas. Ele funciona baseado no princípio de que, ao usar Hipnose, é possível, invocar estados, mudar atitudes, e criar novas realidades.

Como o estudo mostrou, o simples uso de sugestões foi capaz de melhorar a qualidade do sono e a liberação hormonal nos participantes. Tudo isso por conta da capacidade da Hipnose de fazer com que a pessoa tenha mais controle sobre sua mente e corpo.

É por isso, também, que a Hipnose é capaz de lidar com variados tipos de problema. Ou seja, aqueles de origem puramente mental, como TOC ou ansiedade; mas também os que, aparentemente, não tem ligação com a mente, como por exemplo:

Mesmo que tais doenças sejam do corpo, a mente possui uma influência indireta em como elas podem se manifestar. Ou seja, situações de estresse, por exemplo, podem agravar o quadro do paciente. Dessa forma, ao tratar algumas fragilidades da mente, o corpo se torna mais forte.

Como escolher um bom hipnólogo

Quando feito por bons profissionais, a hipnose pode ter resultados rápidos e definitivos. É preciso, contudo, prestar atenção na escolha da melhor opção, porque não é difícil encontrar charlatões e pessoas mal intencionadas.

Pensando nesse desafio, o Jornal da Hipnose separou uma lista com 8 premissas para escolher o hipnoterapeuta certo. Assim, você não terá problemas em achar alguém que seja capaz de lidar com as suas demandas de forma ética e eficaz.