Hipnose para dormir: como fazer

Estas são técnicas de Hipnose para dormir que funcionam de maneira excelente como auto-hipnose indutora do sono.

Sendo super simples, podem ser utilizada com muita facilidade por você mesmo, ou para ensinar aquele amigo ou cliente que apresenta dificuldade para pegar no sono ou relaxar.

Hipnose para dormir
Métodos de auto-hipnose para dormir uma noite de sono reparador.

Observação

Muitas vezes a dificuldade em dormir é apenas um sintoma de uma causa mais grave, como alcolismo ou transtorno de ansiedade em processo de desenvolvimento. O recomendável é se reprogramar com Hipnólogo profissional para atender sua demanda de insônia, ansiedade, ou outra que precise. Assim, considere também a opção de marcação de consulta

Hipnose para dormir: método Betty Erickson

Betty Erickson foi esposa de Milton Erickson, psiquiatra e psicólogo norte-americano especializado em Hipnose, um dos mais importantes nomes da hipnose ao redor do mundo.

Faça uma declaração a si mesmo, preferencialmente em voz alta se for possível, sobre seu objetivo de entrar em transe. Por exemplo: “vou entrar em transe para alcançar sono profundo e reparador, acordando ao amanhecer, ou antes caso seja necessário”. Nunca dê a ordem de permanecer dormindo com qualquer coisa que aconteça, caso contrário a mente subconsciente poderá acordá-lo como forma de proteção e sem necessidade.

Ainda com os olhos abertos, preste atenção a três coisas visuais, uma de cada vez. Permaneça olhando por cerca de 5 segundos para cada uma. Prefira pequenas coisas, como uma marca na parede, um canto de um quadro, ou uma maçaneta. Se preferir, pode avisar à sua mente com frases do tipo “estou olhando para a mancha na parede”.

Em seguida, direcione sua atenção para seu canal auditivo e note, uma a uma, três coisas que vcoê ouve. Com isso, os sons do local serão automaticamente incorporados ao processo, evitando distrações.

Este processo deve ser todo bem lento, não tenha pressa.

Agora atente para seu corpo, e note três sensações corporais, também uma de cada vez. Encontre as sensações como o corpo tocando o local onde está, a roupa no corpo, os pés dentro da meia.

Continue o processo com dois itens visuais, dois auditivos, e dois cinestésicos.

Ainda lentamente, faça o mesmo para um visual, um auditivo e um cinestésico.

Feche os olhos. Traga uma imagem à sua mente. Você pode construir uma, ou simplesmente usar uma que vier. Pode ser uma cena de filme, um ponto de luz, uma praia bonita.

Faça uma pausa e deixe que um som venha à sua mente. Pode ser a arrebentação de uma praia, um pássaro, ou outro qualquer que vier.

Em seguida, imagine uma sensação física qualquer. Um sol morno, uma brisa leve, uma massagem, ou qualquer outra.

Repita o processo com duas imagens, dois sons, e duas sensações, sempre uma de cada vez.

Novamente, com três imagens, três sons, e três sensações.

Então você pode simplesmente ficar prestando atenção na respiração e na sensação de relaxamento, como uma espera muito tranquila. É muito comum não conseguir terminar este processo, porque o sono veio antes 🙂

Confie que sua mente inconsciente está trabalhando para alcançar este objetivo que você pediu. Crer, este é o ponto!

Hipnose para dormir: método da fita

Esta técnica mistura fixação do olhar com cansaço do globo ocular, relaxamento físico, mental e concentração na respiração, que são alguns elementos que exploramos para alcançar a auto-hipnose.

Na parede onde a cabeceira da sua cama está apoiada ou encostada, coloque um pequeno ponto de fixação a uns 80cm acima da sua cabeça. Pode ser uma manchinha de tinta, ou um pedaço de fita crepe, desde que você possa enxergar. É imprescindível que, para olhar para este ponto enquanto você estiver deitado(a), seja necessário manter o globo ocular olhando para cima.

Prepare o ambiente e certifique-se que está tudo pronto para uma noite de sono profundo e reparador: portas trancadas, fogão desligado, luzes apagadas e no ambiente, se preferir, luz baixa e suave. Sintonize-se com os ruídos externos e, se desejar, pode colocar uma música ambiente.

Estando tudo devidamente preparado, você vai se deitar e perceber a temperatura do ambiente, se necessitar pode se cobrir.

Pronta essa etapa, mantenha-se deitado(a), e fixe seu olhar no ponto marcado a 80cm de sua cabeça. Isso fará seus olhos se virarem, e então num dado momento, ficarem cansados.

Com o olhar fixo neste ponto, a atenção da sua mente segue para seus pés, imagine que seus pés trabalharam o dia todo suportando o peso do seu corpo e por isso estão pesados, cansados e merecem relaxar. Dê à sua mente alguns segundos para sentir isso. Ao mesmo tempo, respire profundamente, mantendo o ar por alguns segundos e ao soltar o ar, relaxe.

Seus olhos já devem ter se cansado, e naturalmente se fecharão. Caso haja insistência em mantê-los abertos, o cansaço ocular ficará ainda maior, fazendo eles lacrimejarem, ou ainda dificultando continuar percebendo o ponto fixado na cabeceira. Caso isto aconteça, pode fechá-los.

Você mantém-se neste estado de concentração com a respiração e o relaxamento. Não durará 5 minutos e você entrará no sono profundo, portanto antes de iniciar o processo, lembre-se de programar sua mente e o seu despertador para o horário em que você deseja despertar, evitando que o sono te leve a perder o horário.

Veja também

  Cientista comprova alta eficácia da Hipnose Clínica

  Celebridades que se trataram com Hipnoterapia