Etapas do transe induzido: o que acontece em uma sessão de hipnose

As etapas do transe induzido seguem uma ordem certa para que a hipnose seja bem-sucedida. Durante todo o processo, é necessário que o hipnólogo estabeleça rapport e demonstre autoridade, para que tudo ocorra sem muita resistência.

1. Anamnese 

O processo de anamnese acontece na clínica apenas. Isso porque consiste em fazer uma grande entrevista para ver quais as dificuldades do paciente, e onde ele quer chegar com a hipnose. O objetivo é, portanto, saber a história do sujeito, o que ele deseja e traçar seu mapa. 

É importante coletar as informações em fichas, como fobias, para que não ocorra de sugerir algo que o paciente não irá seguir. Por exemplo, sugerir a alguém com medo de mar para que dê um mergulho.

2. Pré-talk 

Pré-talk é um termo utilizado para uma conversa prévia, que explica o que é hipnose. Assim, o ideal é quebrar alguns tabus comuns, ao confirmar que:

  • existe sigilo, e nenhum segredo sairá da sessão;
  • nada será feito contra a moral;
  • o paciente não perderá o controle; 
  • não é batalha de mente. 

O objetivo é começar a hipnotizar já no pré-talk. Ou seja, já dizer os benefícios que o paciente terá com a hipnose. O hipnólogo precisa fazer a pessoa confiar nele, além de estabelecer rapport e tirar todas as dúvidas. 

É preciso colocar o controle na mão do paciente. Assim, avisar que ele somente aceitará as sugestões que desejar. Se ele não quiser entrar em transe, por exemplo, se tiver medo, ou não quiser aceitar alguma sugestão específica, não acontecerá. 

Uma boa comparação é com a hipnose de palco, onde se utiliza de música mística antes de começar o show. As pessoas que estão chegando, então, já estão ouvindo a música, que é justamente o pré-talk. Assim, elas já estão sendo hipnotizadas.

3. Indução 

Indução é conduzir o sujeito ao estado de transe hipnótico. É progredir, portanto, na escala de suscetibilidade até alcançar níveis de transe mais profundos, como o sonambulismo ou o coma hipnótico.

4. Aprofundamento 

O aprofundamento requer a utilização de uma ou mais metodologias para aprofundar o nível de transe, tais como:

  • amnésia; 
  • catalepsia de músculos grandes; 
  • aprofundamento pela escada;
  • aprofundamento na praia. 

Após aprofundar, o nível de transe deve sempre que possível ser validado antes de dar prosseguimento ao processo, para evitar comprometimento dos resultados.

5. Sugestão 

Sugestão é todo o trabalho que se faz durante o processo de transe. É possível sugerir que uma pessoa beba água sentindo gosto de vodka, por exemplo. Na clínica, contudo, as sugestões são utilizadas, principalmente, para que o paciente atinja o seu objetivo.

6. Reintegração 

Reintegrar significa fazer o sujeito emergir do transe, sair do processo. Embora alguns utilizem a palavra “despertar”, esse termo costuma ser criticado. Isso porque transe hipnótico e sono fisiológico são eventos diferentes. É a última das etapas do transe induzido.

Conheça nossa Hipnose Clínica

A Academia da Hipnose possui nota 5 estrelas no Google, e não cobra mensalidades para atender seus pacientes.

Nossa hipnoterapia consegue tratar os casos mais complexos de:

Agora, caso sua vontade seja de aprender hipnose, nosso curso completo oferece treinamento teórico e prático, e o apoio necessário para você se tornar um bom profissional.