Hipnose no tratamento de Ansiedade: Como funciona?

O que é a ansiedade e seus sintomas

A ansiedade é um estado emocional que vem atingindo cerca de 23% da população brasileira, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios. Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola.

A preocupação geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e pânico. Eventualmente, domina o pensamento da pessoa, interferindo no funcionamento diário, incluindo o trabalho, a escola, as atividades sociais e os relacionamentos.

Listamos alguns sintomas que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, e merecem atenção:

  • Preocupações e medos excessivos
  • Visão irreal de problemas
  • Inquietação ou sensação de estar sempre “nervoso”
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Dores de cabeça
  • Sudorese
  • Dificuldade em manter a concentração
  • Náuseas ou queimação no estômago
  • Necessidade de ir ao banheiro com freqüência
  • Fadiga e sensação de cansaço constante
  • Dificuldade para dormir ou manter-se acordado
  • Surgimento de tremores e espasmos
  • Ficar facilmente assustado

A causa exata da Ansiedade Generalizada não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores  incluindo genética, química do cérebro e elementos estressores ambientais  podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Uma das grandes vantagens da hipnose, em relação as terapias convencionais, é o tempo de tratamento. Já na primeira sessão é possível notar sinais de recuperação da ansiedade.
Uma das grandes vantagens da hipnose, em relação as terapias convencionais, é o tempo de tratamento. Já na primeira sessão é possível notar sinais de recuperação da ansiedade.

Tratamento da Ansiedade com Hipnose

Controlar a ansiedade é um dos principais desafios de quem sofre com esse problema. Tratamentos a base de remédios são usados por muitas pessoas,  porém, nos dias de hoje, há algumas alternativas  que ajudam a controlar a ansiedade sem o uso de medicamentos, como a hipnose clínica.

Minimiza os sintomas causados pelas crises de ansiedade já nas primeiras sessões, ajudando o paciente a  reequilibrar o seu estado emocional e a voltar a ter qualidade de vida.

Os atendimentos são guiados por terapeutas especializados na área, que têm a incumbência de ajudar os pacientes a analisarem as suas vidas e a entenderem quais as questões que mais os prejudicam e lhe causam ansiedade.

Com a hipnose, o profissional auxilia o paciente a entrar em um estado de relaxamento profundo. É o chamado transe. O que acontece é a diminuição da frequência cerebral e aumento da concentração. É nesse momento que o hipnoterapeuta tem acesso ao subconsciente, fazendo com que o paciente encontre o episódio exato em que aquele trauma foi desencadeado.

A partir de então, durante as sessões, é possível fazer com que a pessoa reviva esse momento repetidas vezes. Ela é encorajada, por meio da autoconfiança, a enfrentar a situação e mudar suas percepções em relação ao evento traumático. A hipnose, portanto, ajuda o paciente a encontrar o evento causador do trauma e trabalhar o consciente de maneira que ele consiga superá-lo.

Através da sugestão, a hipnoterapia visa acessar o inconsciente e promover mudanças positivas. Essas sugestões auxiliam na percepção do que realmente desencadeia a ansiedade, além de alterar a forma como se reage a ela.

A hipnose auxilia no aumento do sentimento de autoconfiança, reduzindo a sensação de medo e preocupação intensa. Ela permite alcançar o estado mental necessário para se superar as emoções muitas vezes avassaladoras que acompanham a ansiedade, permitindo resgatar o prazer de viver plenamente a vida.

 

Veja também:

A Depressão e o tratamento com Hipnose

Hipnose no combate a Síndrome do Panico