O que é a ansiedade e seus sintomas
A ansiedade é um estado emocional que vem atingindo cerca de 23% da população brasileira, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios. Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola.
A preocupação geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e pânico. Eventualmente, domina o pensamento da pessoa, interferindo no funcionamento diário, incluindo o trabalho, a escola, as atividades sociais e os relacionamentos.
Listamos alguns sintomas que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, e merecem atenção:
- Preocupações e medos excessivos
- Visão irreal de problemas
- Inquietação ou sensação de estar sempre “nervoso”
- Irritabilidade
- Tensão muscular
- Dores de cabeça
- Sudorese
- Dificuldade em manter a concentração
- Náuseas ou queimação no estômago
- Necessidade de ir ao banheiro com freqüência
- Fadiga e sensação de cansaço constante
- Dificuldade para dormir ou manter-se acordado
- Surgimento de tremores e espasmos
- Ficar facilmente assustado
A causa exata da Ansiedade Generalizada não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores incluindo genética, química do cérebro e elementos estressores ambientais podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Tratamento da Ansiedade com Hipnose
Controlar a ansiedade é um dos principais desafios de quem sofre com esse problema. Tratamentos a base de remédios são usados por muitas pessoas, porém, nos dias de hoje, há algumas alternativas que ajudam a controlar a ansiedade sem o uso de medicamentos, como a hipnose clínica.
Minimiza os sintomas causados pelas crises de ansiedade já nas primeiras sessões, ajudando o paciente a reequilibrar o seu estado emocional e a voltar a ter qualidade de vida.
Os atendimentos são guiados por terapeutas especializados na área, que têm a incumbência de ajudar os pacientes a analisarem as suas vidas e a entenderem quais as questões que mais os prejudicam e lhe causam ansiedade.
Com a hipnose, o profissional auxilia o paciente a entrar em um estado de relaxamento profundo. É o chamado transe. O que acontece é a diminuição da frequência cerebral e aumento da concentração. É nesse momento que o hipnoterapeuta tem acesso ao subconsciente, fazendo com que o paciente encontre o episódio exato em que aquele trauma foi desencadeado.
A partir de então, durante as sessões, é possível fazer com que a pessoa reviva esse momento repetidas vezes. Ela é encorajada, por meio da autoconfiança, a enfrentar a situação e mudar suas percepções em relação ao evento traumático. A hipnose, portanto, ajuda o paciente a encontrar o evento causador do trauma e trabalhar o consciente de maneira que ele consiga superá-lo.
Através da sugestão, a hipnoterapia visa acessar o inconsciente e promover mudanças positivas. Essas sugestões auxiliam na percepção do que realmente desencadeia a ansiedade, além de alterar a forma como se reage a ela.
A hipnose auxilia no aumento do sentimento de autoconfiança, reduzindo a sensação de medo e preocupação intensa. Ela permite alcançar o estado mental necessário para se superar as emoções muitas vezes avassaladoras que acompanham a ansiedade, permitindo resgatar o prazer de viver plenamente a vida.
Veja também:
A Depressão e o tratamento com Hipnose
Hipnose no combate a Síndrome do Panico