Dave Elman- 7 curiosidades interessantes

Compilamos 7 curiosidades sobre Dave Elman, uma das maiores personalidades da história da Hipnose, que todo profissional que trabalha com hipnose deveria saber. Conhecido por ter treinado a maioria dos médicos e psicoterapeutas nos Estados Unidos,  embora sem formação médica, foi um dos pioneiros no uso da Hipnose nos protocolos dos hospitais norte americanos.

CURIOSIDADE #1: Dave não se chamava Elman

Dave Elman também teve problemas com seu nome de batismo. Aos 12 anos de idade era conhecido como o hipnotista mais novo e mais rápido do mundo. Quando Elman tinha apenas 8 anos, seu pai faleceu, deixando para ele alguns ensinamentos de hipnose e uma pequena biblioteca. Assim, começou seus estudos  no tema.

Após ser coadjuvante em alguns shows de hipnose, de amigos de seu pai, Dave Kopelman, como era conhecido, conseguiu apresentar alguns shows sozinhos e logo foi ganhando a fama de hipnotista mais novo e mais rápido do mundo. Porém, quanto mais fama fazia, maiores eram as letras para anunciar o seu nome. Desse modo, para efeitos estéticos e publicitários, passaram a anunciá-lo como Dave Elman apenas.

Ainda assim, seu nome permaneceu Kopelman por mais quase 30 anos. Por costume, seus filhos se apresentavam pelo sobrenome Elman quando crianças, e, na época, sobrenomes diferentes eram interpretados como filhos de diferentes pais.

Então, sua esposa o forçou a alterar legalmente seu sobrenome para Elman.

CURIOSIDADE #2: Veia Artística

Elman também tocava sax e fazia apresentações de comédia. Esse fato deriva da condição de que a Hipnose naquela época não tinha um estigma tão bom. Como hoje, muitas pessoas ainda duvidavam da veracidade da técnica colocando em questão o caráter das pessoas que a praticavam. E, ainda que famoso e autor de um livro revelador sobre o tema, Elman não fugia desse estigma. Logo, como vocês podem imaginar, a profissão de hipnotista não era muito rentável para ele também. Por isso as apresentações artísticas.

As apresentações eram feitas num espetáculo chamado Vaudeville,  gênero teatral de muito sucesso no EUA na época. O grupo, composto por várias pessoas com caracteristicas diversas, era responsável por entreter e ser interessante ao mesmo tempo.

Por esses motivos, todos os artistas de Vaudeville deveriam possuir no mínimo 3 talentos ou papeis diferentes. Além da hipnose outros talentos de Elman eram fazer shows de comédia, onde ele conversava com um macaco, além de tocar Jazz no saxofone.

CURIOSIDADE #3: Elman era um radialista famoso

Durante toda a sua trajetória Dave sempre foi muito criativo e ligado à música, condição que o mantinha envolvido com os principais artistas do PaísPor isso, em 1920, começou a trabalhar para W. C. Handy como compositor. Ficou assim durante um tempo sem deixar de lado seus trabalhos como saxofonista de Jazz.

Em 1937, seu filho mais velho morreu de pneumonia, o que quase o levou à depressão. Então, um de seus parentes falou:
“A única forma de você se levantar e seguir em frente é criar um projeto, algo que te motive a continuar, descubra uma coisa no rádio que nunca fizeram e faça! ”

Assim, ele criou, dirigiu, e foi o locutor do programa chamado Hobby Lobby, que consistia em convidar pessoas de toda parte do EUA que tinham os hobbies mais estranhos do mundo. Só para se ter uma ideia, o show já recebeu um participante que tinha o hobby de colecionar pelos de elefantes, outro que colecionava pedaços de tocos onde havia buracos feitos por pica-paus, e até pessoas que gostavam de colocar carvão quente na boca!

CURIOSIDADE #4: Sua esposa não sabia

Pauline, a esposa de Elman só soube que ele era um hipnotista após 12 anos de casado.

Elman conheceu sua esposa na mesma época em que entrou para o rádio. O programa fazia sucesso e ele não precisava mais fazer shows de hipnose. Além disso, havia um grande preconceito com os hipnotistas e ele não sabia o que sua mulher pensaria.

Após 12 anos de programa, um dos convidados ao programa era um rapaz que tinha o Hobby de hipnotizar as pessoas. Só havia um detalhe, que só foram descobrir após convidá-lo: ele era um péssimo hipnotista.

O hipnotista convidou 10 pessoas da audiência presencial do programa e começou a dar sugestões. Mas nada funcionava direito e tudo estava indo de mal a pior.

Para não perder a audiência do programa (junto com os patrocinadores), Elman largou o posto da locução e falou ao hipnotista “Muito bom! Você fez um trabalho tão bem que aposto que eles até seguiriam as minhas sugestões” e então continuou fazendo um show incrível de hipnose, onde todos os 10 comeram um limão pensando que era sua fruta favorita.

Então, no carro, voltando para casa, sua esposa perguntou “Então, Dave. Como você sabe mais de hipnose do que um hipnotista?”

E assim, Elman teve que contar sua história em Vaudeville.

CURIOSIDADE #5: Dedicou-se a hipnose mais tarde

Apenas na última fase de sua vida, Elman começou a realmente viver da hipnose. Depois do ocorrido do Hobby Lobby, a sua imagem como hipnotista cresceu. A fama consolidada como radialista permitiu uma credibilidade e aceitação maior do público a respeito da hipnose feita por Elman.

Já que todos sabiam que Elman eram um hipnotista, ele passou a fazer alguns shows de hipnose para instituições de caridade. Após um desses shows, um grupo de médicos aproximou de Elman e pediu que desse um curso de hipnose médica. Elman recusou de prontidão, alegando que não era médico, então não sabia nada sobre isso.

Porém os médicos insistiram falando algo como:

“Todos nós já fizemos diferentes cursos de hipnose, mas nenhum de nós sabe como usar a hipnose no consultório. O motivo é que a forma que aprendemos de induzir a hipnose leva 20 a 40 minutos, e não temos esse tempo a perder. Mas você consegue fazer isso em segundos.

Além disso, a porcentagem de pacientes que aceitam uma sugestão pós-hipnótica é muito baixa, e não sabemos quem vai aceitar ou não. Mas quando você dá uma sugestão, parece que sempre funciona. Você sabe o que está fazendo, então dê um curso para médicos!”

Após alguma resistência, Elman aceitou dar um curso, que foi ministrado na sociedade médica local, com muito sucesso. Porém, após o curso, a sociedade médica nacional repreendeu a instituição, alegando que um leigo (não-médico), não saberia ensinar médicos.

Mas mesmo assim, já havia uma lista de espera para o próximo curso, e os próprios médicos se organizaram de forma independente para que Elman continuasse dando os cursos.

O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, Elman estava dando cursos 7 dias por semana, uma turma (às vezes duas) diferente por dia. Seus cursos duraram por mais 13 anos, ensinando mais de 10 mil médicos. Por isso sua fama por ser o Pai da Hipnose. Dave Elman conseguiu em parte, o que o outro nome de peso da hipnose (Erickson) não conseguiu. Ser visto como uma referência extraordinária para academia praticante.

CURIOSIDADE #6: Dave tinha sonhos futurísticos

Elman acreditava num futuro de evolução da hipnose que não se realizou. A popularidade de seus cursos e o sucesso que os médicos tinham usando seus métodos não parava de crescer.  Centenas de pacientes eram ajudados diariamente pela hipnose no EUA.

Então Elman começou a acreditar que, após seu legado, a evolução da hipnose na saúde não iria mais perder o ritmo, que continuariam de onde ele parou. Ele chegou a pensar que poderia ser obrigatório o ensino da hipnose nas faculdades de medicina.

Mas não foi o que aconteceu. Após a morte de Elman, seu filho Larry Elman ainda estava na força aérea e não podia se envolver diretamente com a hipnose. Então, Gerald Kein, que foi um dos discípulos do mestre, continuou ensinando seus métodos, mantendo o legado de Elman vivo.

Porém, com a popularização da hipnose a partir da década de 80, o conhecimento não seguiu de forma linear e antigos adeptos das escolas antigas (que não eram utilizadas pelos médicos) continuaram a crescer, ofuscando as últimas descobertas já deixadas por Elman.

E hoje, como em 1940, é comum se acreditar que a hipnose não pode ser usada no dia a dia de um médico comum, por não ser prática ou não ter resultado imediato. Sendo que na época de Elman (1950), problemas que hoje são considerados permanentes, eram resolvidos em minutos com a hipnose.

CURIOSIDADE EXTRA #7: Seu legado

Hoje só 2 escolas ensinam o que Elman ensinava.

Quem continua o trabalho de Elman hoje é seu filho, Larry Elman com sua esposa Cheryl Elman, através do Dave Elman Institute, com seus instrutores que incluem Sean Michael Andrews; e a OMNI Hypnosis Training Center, criada por Gerald Kein.

 

Dave Elman
Dave Elman ensinando Hipnose a um público basicamente de médicos e dentistas

Dave Elman ensinou hipnose a mais de 10 mil médicos e dentistas

Papa Pio XII recomendou o uso da hipnose graças a Dave Elman

Veja também

  O que a Hipnose fala da reencarnação? Quais as evidências científicas da existência de vidas passadas?

  Deseja fazer regressão a vidas passadas? Marque sua consulta, você pode fazer Regressão a Vidas Passadas em apenas uma sessão de Hipnose.